A IMPRENSA BRASILEIRA (INCLUSIVE A GLOBO) COMEU COCÔ

Na semana passada aconteceu o Salão do Automóvel de São Paulo, o maior da américa latina e claro que toda a imprensa nacional foi cobrir o evento.

Muitas novidades, carros de todos os tipos e bolsos foram expostos.

Dentre esses, dois carros chamaram a atenção. Carros esses que já tinham feito sucesso por aqui nos anos 90 e que foram reponsáveis por uma revolução no seguimento já que eram melhores que a jurássica Volkswagen Kombi e bem mais baratas que a Chevrolet Traffic e a Mercedes Benz Sprinter.

Estamos falando das vans TOWNER e TOPIC. Ambas fabricadas pela coreana ASIA MOTORS (que fabricava também a BESTA, mas vendida pela KIA MOTORS, outra empresa do Grupo ASIA MOTORS).

Esses dois carros, TOWNER e TOPIC se destacaram logo de cara porque eram mais baratos, modernos e luxuosos que os concorrentes diretos.

Pros padrões do país na época foi uma novidade, já que a TOWNER apesar de ser uma minivan, tinha ar condicionado e direção hidráulica. E além disso, elas eram muito boas para trabalho.

A TOPIC logo virou lotação e carro de transporte escolar e a TOWNER virou lanchonete móvel, principalmente carro de cachorro quente.

Acontece qua a ASIA MOTORS faliu no ano passado e parou de fabricar veículos desde então.

Ora. Se a empresa faliu desde o ano passado, como é que apresentaram no Salão do Automóvel desde ano as novas versões?

O caso é o seguinte: As empresas chinesas Hafei e Jinbei compraram as marcas "TOWNER" E "TOPIC", acrescentaram a palavra "NOVA" e estão chegando aqui no país na maior cara de pau para venderem esses dois carros como se fossem os mesmo reestilizados.

São na verdade clones. Aliás, nem clones são já que a qualidade dos veículos desta marca ninguém conhece.

Os chineses estão pirateando até carro.

É o mesmo que a Volkswagen, por exemplo, comprar o nome "Z3" da BMW e colocar no Gol. Seria um Z3 ainda assim?

O mais incrível é que a imprensa brasileira comeu cocô. Inclusive a poderosa Rede Globo.