NÃO É UMA BELEZA?

Os testes dos trens do metrô de Salvador não vão começar esta semana, conforme prometeu a prefeitura.

A empresa fornecedora dos trens, a japonesa Mitsui & Co., não vai realizar o processo de testes dos 24 vagões, necessário para colocá-los em funcionamento, até que seja realizado um trabalho de inspeção e reabilitação dos equipamentos, segundo afirmou o diretor de negócios da Mitsui no Brasil, Euler Varela, em entrevista exclusiva ao Jornal A TARDE.

Por conta do atraso nas obras do metrô, os trens estão estacionados há um ano e nove meses no Eadi/Salvador, no CIA. Caso fosse possível iniciar os testes logo após a transferência dos trens para a linha, eles seriam concluídos, no mínimo, em abril de 2011.

A testagem dos trens, tecnicamente chamada de comissionamento, está prevista no contrato entre a Mitsui e o governo estadual, que comprou as composições por cerca de R$ 120 milhões. Mas a empresa alega que o contrato não previa que os trens iriam ficar por tanto tempo sem funcionar. Em todo o mundo, os trens são produzidos sob encomenda e sua entrega é programada para ocorrer quando todo o sistema do metrô que irá recebê-los está construído.

A assessoria de comunicação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela compra e guarda dos trens, afirmou que “todas as obrigações da Conder até então foram cumpridas, incluindo o transporte dos trens, que deve ser feito nos próximos dias. As questões relacionadas ao sistema operacional dizem respeito à prefeitura, gestora do sistema”.

Já a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), afirmou que “Estado e prefeitura estão terminando as tratativas finais para a transferência dos trens".

















NO METRÔ DE SALVADOR, A ÚNICA COISA QUE VAI PRO BURACO É NOSSO DINHEIRO